O que é upcycling? Entenda o termo que é tendência na moda

Você já ouviu falar em upcycling? Esse termo é tendência e está sendo cada vez mais utilizado em diversos ambientes. Nesse artigo vamos entender o que é upcycling e como ele está presente no mundo da moda.

Entenda o significado de upcycling

Upcycling é o nome da técnica utilizada para criar novos itens a partir de materiais já existentes. Traduzindo a palavra do inglês, o significado de upcycling é “aumentar e melhorar o ciclo”, se referindo ao ciclo de vida das coisas. A intenção não é apenas transformar um produto em outro e sim dar um novo e melhor uso para um material que seria descartado. Ou seja, sem alterar a composição e a qualidade desse material original, a ideia é prolongar e renovar o seu ciclo

Fazer o reaproveitamento de materiais originais prolonga a vida útil do produto e evita que ele seja jogado fora e substituído por uma nova versão. Um item (roupas, objetos de decoração, mobiliário, jóias, bijuterias e etc..) que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original, já que muitas vezes ganha um toque de design e criatividade que valoriza a peça. 

Além disso, o custo para fazer upcycling é baixo, pois consome pouca energia e dispensa o uso de componentes químicos.

Depois de entender o significado de upcycling, percebemos que não estamos falando de uma nova prática, afinal imagino que você já tenha reutilizado algo ou transformado um produto velho em outro para que ele ganhe mais tempo de vida. 

Os tempos de preocupação com o meio ambiente e busca por uma economia mais limpa e saudável, fizeram com que a técnica do upcycling se tornasse uma tendência, estando presente em produções artesanais e também na produção industrial. Porém, é no universo da moda que essa técnica tem ganhado destaque.

A técnica do Upcycling e a moda

Infelizmente, o ciclo de produção do mundo da moda está longe de ser sustentável: a fabricação têxtil é uma das mais danosas ao nosso meio ambiente, seja pela liberação de toneladas de gases de efeito estufa ou pelo descarte indevido de peças de roupas nos aterros sanitários. Já parou para pensar qual o impacto ambiental para produzir uma calça jeans? Clique aqui e descubra.

Um bom exemplo das vantagens do upcycling para a cadeia da moda, está na diminuição da exploração de matéria-prima para a fabricação de novos produtos. No caso da produção de tecidos, haverá menos exploração de materiais naturais como o algodão e menor exploração dos materiais sintéticos, derivados, em sua maioria, do petróleo. Clique aqui para saber mais sobre a história do algodão.

Uma outra vantagem é que ao transformar os resíduos têxteis, ou seja, aquilo que seria jogado nos aterros sanitários, em novas roupas, upcycling aumenta o ciclo de vida das peças, podendo duplicar, triplicar ou até mesmo quadruplicar seu tempo de uso. Do ponto de vista criativo, também agrega novas informações de moda ao produto, que pode ser renovado de acordo com as tendências do mercado.

O movimento slow fashion, que vem mudando as relações de consumo e exigindo mais atenção das marcas em relação aos seus processos de produção, caminha lado a lado ao upcycling. O objetivo de ambos é fazer com que o consumidor perceba as consequências da produção desenfreada e a importância de um consumo consciente e responsável.

Por isso, aprender e difundir novas técnicas manuais pode ser um grande tesouro para o futuro da humanidade! 

Não deixe de acompanhar o Segue a Linha para aprender a construir um futuro melhor com a gente!

Até a próxima.

Compartilhe: