O que significa customizar roupas?

O ato de customizar roupas não é de hoje! A prática de transformação de roupas e reutilização do vestuário surgiu por volta da década de 1960, com o movimento hippie e com a técnica artesanal tie-dye.
Nesse artigo vamos entender os significados de customizar roupas e algumas das varias formas de faze-lo.

A necessidade de individualização, também faz parte dessa história. Pois com o surgimento da grande indústria da moda e da produção em massa, muitas pessoas passaram a se vestir com roupas cada vez mais parecidas, quando não idênticas.

Customizar roupas significa uma maneira de personalizar e transformar as peças, deixando-as com uma cara nova, acrescentando características de acordo com seu gosto pessoal ou ao gosto do cliente.

Usar aquela roupa antiga, demodê e que você não usa mais é a melhor forma de customizar roupas, pois mesmo estando fora de moda, elas podem se tornar atualizadas pelo modo criativo e inventivo com que são personalizadas. Sendo assim, independentemente do tamanho das alterações, acaba-se criando uma nova peça! Isso significa que há uma economia significativa no bolso e uma reutilização do seu vestuário!

Por isso, customização das roupas, pode ser considerado uma espécie de upcyciling. Pois quando você adere a tendência de customizar suas próprias roupas, reformando assim, suas calças, camisas e blusas, você deixa de comprar algo novo e mesmo assim, vai ter algo novo no seu guarda-roupa!

Além do armário renovado, customizar roupas significa ajudar o meio ambiente. Não podemos esquecer que a indústria da moda é uma das mais poluentes no mundo!

Com a crise ambiental e a grana curta, transformar suas velhas roupas em novas é a técnica queridinha do momento. E você, vai aderir a essa tendência de customizar suas próprias roupas?

Mas como customizar roupas?

Com o DIY dominando a internet, ficou fácil encontrar modelos lindos e fáceis de fazer. Selecionamos alguns exemplos, para você começar agora mesmo a modificar as peças do seu armário:

Customização com tintas

Existem vários tipos de customização de roupas com tinta, alguns exemplos são: o Tie-Dye,  Silk Digital ou o Silk Screen e a pintura em tecido com desenho livre ou técnico. Não podemos esquecer da tinta de caneta! A tinta de caneta para tecido também é uma boa opção.

Silk Screen
Silk Screen
Tie-dye
Tie-dye
Desenho a caneta

Customizar roupas jeans

A calça jeans é um item muito versátil para ser customizado, afinal, quase todo mundo tem uma peça dessa no guarda-roupa e a moda jeans muda com frequência.

Customização de roupas com pedraria

Às vezes uma camisa, por exemplo, vai perdendo o glamour com o tempo. Sendo assim, nada melhor do que usar pedrarias para dar aquele up na peça de roupa.  As pedrarias aplicadas nas golas das blusas, nas barras das calças, em punhos de camisas, são excelentes para dar aquele toque de ousadia, luxo e personalidade nas peças.  A depender do seu estilo e como quer compor a customização com pedrarias, elas podem criar pequenos detalhes ou elaborar figuras que aparecem por toda a roupa.

Customizar roupas com patches

Os patches são uma espécie de bottons/etiquetas em tecido que possuem figuras, palavras ou frases bordada em fio, geralmente, de poliéster. Os emblemas podem ter diferentes imagens e estilos e servem para compor a peça de modo que a destaque e a deixe mais customizada.
Aplicáveis em roupas, adereços e acessórios, os patches possuem diferentes formatos e tamanhos, podendo ser costurados ou aplicados com termocolantes.

Patches 
Patches e pedraria

Customização de roupas com cortes

Você pode customizar uma peça tendo apenas uma tesoura em mãos!
Essa é uma customização que você realmente não gasta nada e que te possibilita uma variedade de modelos. Afinal, com uma tesoura e muita criatividade você pode criar muitos modelos.

Agora que você já sabe como reformar calças, camisas e blusas, mãos a obra! E depois de finalizar, tire uma foto, publique no seu Instagram e marque #desafioseguealinha e o perfil @cucacarmello!

Compartilhe: