Muita gente se pergunta se upcycling é o mesmo que reciclagem. Mas não, não é a mesma coisa!
A técnica do upcycling é, na verdade, uma espécie de avanço em relação à reciclagem e não se originou no universo da moda, apesar do grande espaço conquistado no setor. Você pode se aprofundar no significado de upcycling nessa outra postagem aqui.
Vamos então entender qual a diferença entre upcycling e reciclagem:
Upcycling: qual a origem do termo?
O primeiro registro do termo upcycling data de 1994 e foi atribuído a Reine Pilz, da empresa alemã Pilz GmbH, especializada em tecnologia de automação. Na entrevista dada a Kay Thornton da empresa Salvo, Reine Pilz diz sobre a reciclagem: “Eu chamo isso de downcycling. Eles quebram tijolos, concreto, eles quebram tudo. O que precisamos é de upcycling, onde é dado mais valor aos produtos antigos e não menos”. Para ele, a diferença entre reciclagem e upcycling é que, enquanto a primeira prevê “apenas” a criação de um novo ciclo para o material descartado, o segundo, além de criar um novo ciclo, também visa a valorização do mesmo.
Upcycling e reciclagem: qual é mais sustentável?
Para uma peça ser reciclada é necessário que ela passe por processos químicos e que contem com o auxílio de máquinas. Nesse processo de transformação gasta-se uma grande quantidade de recursos naturais, como água, diversos tipos de energias, assim como produtos químicos. De outra forma, o upcycling envolve meios de modificação manuais, em sua maioria, ou uma maquinaria de menor impacto, como é o caso da máquina de costura. Dessa forma, o que propõe a técnica do upcycling é transformar algo que estaria no fim da vida útil, em algo novo e valorizado. Trata-se de uma espécie de reinserção mais justa e digna do produto nos processos produtivos. Portanto, de forma geral, o upcycling acaba sendo mais sustentável e acessível.
Além disso, alguns materiais não são recicláveis e, por isso, tem no upcycling sua única opção de sustentabilidade. É o caso do BOPP, um tipo de plástico encontrado em embalagens de comidas e roupas, rótulos de garrafas PET, enchimentos de almofadas dentre outros. Devido à dificuldade de reciclagem desse material, o upcycling pode ser a melhor forma de reutilização.
Quais as semelhanças entre upcycling e reciclagem?
Os dois processos estão alinhados com os 7R’s da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar, Reutilizar, Reciclar e Recuperar. E, dessa forma, também são processos que se preocupam com os vieses social, ambiental e econômico, fortalecendo o chamado tripé da sustentabilidade.
Ou seja, as semelhanças entre upcycling e reciclagem estão ligadas, principalmente, às motivações de suas origens: trabalhar com materiais de descarte, reduzindo o lixo e renovando ciclos. Dessa forma, os dois processos visam reduzir a extração de novas matérias-primas, promovendo a reutilização de materiais.
E aí, gostou de saber mais sobre as diferenças e semelhanças do upcycling e da reciclagem? Fique atento que o Segue a Linha sempre trará mais informação à você sobre materiais e processos! Até breve!