Qual é a história do algodão?

  • Categoria do post:De onde vem?
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Você já parou para pensar qual é a história do algodão que você usa em suas roupas? De onde vem o algodão?

Bom, pode ser que você não saiba, mas o algodão vem de uma planta!

Isso mesmo, algodoeiro é o nome popular dado a várias espécies do gênero botânico Gossypium, da família da Malvaceae. São aproximadamente 40 espécies arbustivas do algodoeiro, das quais algumas são utilizadas para a produção da fibra que conhecemos como algodão. 

Assim, o algodão está classificado como uma fibra natural.

Fazenda do Grupo Valim. Rio Verde/GO

Qual a origem da planta do algodão?

As espécies mais comuns da planta surgiram na África Central, na península Arábica, no Paquistão e nas Américas, lugares onde já foram encontrados registros de 3.000 a 4.500 anos a.C. Nos escritos de Heródoto (445 a.C.), por exemplo, há citações de árvores que tem como fruto uma “lã melhor e mais bonita que a de carneiro” em suas viagens pela Índia, onde os registros de existência da fibra, datam de 3.200 a.C.

Os incas, no Peru, já utilizavam a fibra desde 4.500 a.C. e os mexicanos também já usavam o algodão bem antes do Descobrimento, dominando técnicas como a extração da fibra, fiação e tecelagem.

Como funciona a produção da fibra do algodão?

Não se sabe exatamente em que período a planta foi domesticada para produção, mas sabe-se que antes da chegada dos portugueses, os povos indígenas já dominavam seu plantio no Brasil.

Hoje, a produção mundial da fibra está em torno de 25 milhões de toneladas por ano e com ela são feitas linhas, tecidos, filtro de café, papel e outros muitos materiais. Já com suas sementes é possível produzir óleo e, quando trituradas, alimentam gado.

O algodão é responsável por uma das principais cadeias produtivas do Brasil, empregando direta e indiretamente, milhões de brasileiros.

No entanto, sua produção é uma das mais poluentes, com impactos importantes no solo, na água e nos corpos que lidam com a fibra, inclusive quem veste a roupa tecida com algodão. 

Agora que você já sabe qual é a história do algodão, vamos ver quais os tecidos que utilizam essa fibra.

O que posso fazer com tecidos de algodão?

Com fios feitos de algodão podemos fabricar diversos tecidos:

  • tricoline
  • cambraia
  • malha
  • moletom
  • jeans
  • sarja
  • brim, etc.

O que difere cada tecido é, principalmente, o tipo de fabricação dos fios, a estrutura da trama e o beneficiamento aplicado.

O algodão tecido em estruturas planas e leves são bons para bordar e fazer algumas peças de roupa, como blusas e camisas. Um exemplo é o tricoline. Já os tecidos planos e encorpados são bons para fazer calças, bolsas, sapatos, etc, como por exemplo, o jeans.

De outra forma, quanto tecido em malha, se faz camisetas, blusas, vestidos, saias, calças, etc. A malha não precisa de outra fibra para ganhar elasticidade, sua estrutura é como a de um tricô e por isso há espaço entre os fios para esticar a trama, sem a necessidade de uma fibra elástica tramada junto.

Gostou de conhecer um pouco da história do algodão?

Conhecer os materiais que nos cercam, é conhecer o mundo!

Compartilhe:

Cuca Carmello

Marina Carmello, a Cuca, como gosta de ser chamada é formada em Design de Moda, com mestrado, doutorado e experiência em diversas instituições de ensino. Cuca focou suas pesquisas no conhecimento da história dos materiais e das coisas e juntou esses estudos com sua prática manual passada de avó para neta, desenvolvendo métodos de aprendizado simples e divertidos.