Já parou pra pensar que, para produzir suas roupas, um monte de recursos são necessários? Antes de mais nada, para refletir sobre qual o impacto ambiental de uma calça jeans, precisamos falar sobre a quantidade de água envolvida em sua produção.
Isso mesmo! Afinal, com quantos litros de água se faz uma calça jeans?
Qual o tecido de uma calça jeans??
Primeiramente, é importante relembrar que o tecido de uma calça jeans é basicamente composto por fios de algodão, fibra sobre a qual nós já falamos na postagem sobre a historia do algodão. Nesse texto citamos que sua produção é uma das mais poluentes, com impactos importantes no solo, na água e nos corpos que lidam com a fibra. Mas não especificamos, por exemplo, quantos litros de água o cultivo e a colheita dessa fibra podem demandar.
Com quantos litros de água se faz uma calça jeans?
Segundo o estudo Pegada Hídrica, feito pela Vicunha em parceria com o Movimento ECOERA, a quantidade de água usada para cultivar o algodão necessário para a fabricação de uma única calça jeans pode chegar a 4.247 litros!
Além da água utilizada para o cultivo da fibra, também podemos contabilizar, segundo a mesma pesquisa, em torno de 127 litros gastos em processos de tecelagem, 362 litros em confecção e lavanderia industrial e, ainda, 460 litros para o uso e a manutenção da peça.
Ou seja, para que uma calça jeans seja produzida, costurada, beneficiada e usada são gastos em torno de 5.196 litros de água!
Pois é, muitas vezes a gente faz a maior economia de água em casa: toma banhos rápidos, lava louça com a torneira desligada, reutiliza água da máquina de lavar, entre outras coisas….mas compra um calça jeans por mês…..e, bum! sem saber, nessa comprinha corriqueira, lá se vão em torno de 5 MIL LITROS!
Repensando os hábitos de consumo….
Por isso, é importante pensar muito bem antes de comprar sua calça nova e, mais importante ainda, aprender a cuidar das que você tem ou aprender a transformar esse tecido tão incrível em outras coisas.
Mas não se preocupe, cuidando bem das suas peças, repensando seu consumo e aprendendo a reutilizar o material delas ao invés de descartá-las, você já ajuda muito nosso planeta a respirar um pouco mais tranquilo e colabora para mudanças importantes em nosso sistema produtivo.