Você já leu em vários blogs e sites essa sigla e não tem ideia do significado de DIY?
A palavrinha DIY é uma abreviação da expressão em inglês: “Do It Yourself”, que traduzida para o português, pode ser lida como “Faça você mesmo”. Exatamente!
“Revolucionar a vida”
A expressão fala do que nós, pessoas comuns, podemos desenvolver com nossas próprias mãos para decorar a casa, vestir, colorir o mundo e revolucionar a vida. Isso mesmo que você leu! Revolucionar a vida. Isso por que, praticar o DIY nos faz repensar nossos hábitos de consumo, a origem dos objetos que estão ao nosso redor e o descarte dos materiais no mundo.
Essa cultura ganhou força a partir do boom da internet na primeira década do século 21, com a difusão de informações e ideias individuais, e tem colaborado para a ampliação da cultura de reutilização de materiais, além da reflexão sobre as coisas que temos, criando certo vínculo afetivo sobre os objetos, o que faz com que pensemos duas vezes antes de nos desfazer deles ou de comprar novos produtos sem uma história relacionada com o fazer artesanal.
Faça você mesmo!
O movimento do “Faça você mesmo” nos provoca a aprender coisas novas, desenvolvendo o raciocínio, formas de aprendizado e a coordenação motora, já que a ideia é que se construa, repare ou customize as coisas sem utilizar os serviços de profissionais.
Através da prática do DIY, podemos criar diversos produtos, como móveis, equipamentos eletrônicos, brinquedos, cremes para cabelo, um sem fim de ideias! Também é possível aprender a cuidar de hortas, customizar roupas e até construir um pequeno robô, já imaginou?!
Desenvolvendo bem as técnicas, ainda é possível transformar esse hábito ou passa tempo em negócio ou em um complemento para a renda, vendendo produtos exclusivos e bastante desejados! Impulsionado pelas redes sociais e vídeos que apresentam novas ideias, o DIY gera economia criativa e uma forma de trabalho mais confortável, já que pode ser feito completamente dentro de casa.
E você, agora que já sabe o significado de DIY, já experimentou e nem sabia?