A expressão String Art vem da língua inglesa e sua tradução significa algo como “arte em linha” (String = linha, fio, barbante / Art = arte). Pode-se dizer que essa técnica de artesanato se trata de um desenho feito com pregos, preenchidos com linhas de uma cor só ou coloridas, formando um padrão geométrico.
Dessa maneira, esse trabalho pode ser feito utilizando diversas superfícies de madeira, MDF e até uma parede. Pode-se fazer também utilizando papéis e cartolinas, substituindo os pregos por pequenos furos feitos de agulha, seguindo a mesma lógica do desenho feito com pregos em madeira. Agora que você sabe o que é String Art, vamos conhecer um pouco da história da técnica e dos benefícios que ela pode trazer!
Qual a origem da técnica String Art?
Primeiramente, não há consenso sobre como essa forma de arte manual surgiu. Pode ser que tenha sido inventada por tecelões ingleses no século XVII, que criavam decorações para casa usando tábuas, fios e pregos.
No entanto, foi através das atividades do chamado “ponto de curva” inventadas por Mary Everest Boole, no final do século XIX, que a técnica foi difundida. Ela tinha o intuito de tornar alguns pensamentos matemáticos mais acessíveis para as crianças, evidenciando o aspectos divertidos da matemática.
Em seu livro “Filosofia e Alegria de Álgebra”, de 1909, Mary apresenta seus Cartões Bordados, usados para introduzir conceitos geométricos para crianças. Para fazer os Cartões, são usados materiais como papelão ou cartolina, onde os pontos de contorno das figuras são marcados e fios de lã ou barbante são bordados através dos pontos, configurando formas geométricas. Este entrelaçado é resultado do cruzamento de linhas retas, que produz um efeito visual do surgimento de curvas. Essencialmente é isso o que é String Art.
Desenvolvimento intelectual e String Art
Em contrapartida, essa arte também colabora na formação intelectual, desenvolvendo concentração, ordenação, classificação e síntese. Também pode trabalhar a coordenação motora e as noções de acima, abaixo, esquerda e direita e conceitos de meio, centro, topo e borda. Além de desenvolver a percepção de cores!
Assim, este trabalho foi popularizado como artesanato decorativo no final da década de 1960 através de kits e livros. E o termo conhecido hoje foi inventado no início dos anos 90 pela artista têxtil suíça Ursula Stirnimann.
Conheça as diferentes formas para fazer String Art
Dessa forma, com o tempo e o advento da Internet, a técnica de artesanato string art conquistando muitas mãos. Além do custo baixo dos materiais, a técnica é fácil e não demanda grandes habilidades manuais. Confira as principais formas de String Art mais procurados pelo público:
- Palavras, frases e letras;
- Corações;
- Animais;
- Folhas e flores;
- Desenhos animados e personagens famosos;
Independente da forma, o String Art pode ser usado de diferentes formas na decoração da sua casa, escritório ou espaço comercial. A escolha mais adequada da forma vai depender da imagem e da mensagem que se deseja passar. Você pode fazer quadros, porta chaves e enfeites de porta!
Desdobramentos do String Art
Como resultado, o uso da técnica foi tão amplamente difundido, que alguns artistas começaram a utilizá-la para intervir em imagens fotográficas, criando obras de arte incríveis e super valiosas. Como exemplo, podemos citar os artistas Shaun Kardinal e Victoria Villasana.
Shaun faz intervenções, principalmente, em imagens de paisagens.
E Victoria intervém em retratos.
E você, agora que já sabe o que é String Art, vai experimentar fazer?